Projeto: Brincando com os alimentos!
Tema: Alimentação
Público Alvo: Maternal I
Prazo: Abril à Dezembro
Justificativa:
A creche é um local privilegiado para a promoção da saúde e da higiene da criança, visto que ela passa a maior parte de seu tempo nesse espaço e aos cuidados de sua educadora. A creche desempenha um papel muito importante na vida dessas crianças que é o de formação de valores e hábitos, e entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável na creche deve integrar dois pontos fundamentais que seria o de estimular a adoção de hábitos alimentares através de atividades educativas que favoreça as escolhas individuais e oferecer na creche uma alimentação nutricionalmente equilibrada.
Lembrando que a alimentação é um dos aspectos mais importantes para o crescimento físico e para um bom desenvolvimento na aprendizagem da criança. Com isso é necessário fornecer alimentos adequados as necessidades de nutrição específica para cada idade.
Objetivos:
ü Incentivar aos bons hábitos alimentares;
ü Identificar as preferências alimentares dos alunos;
ü Conversar com os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
ü Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
ü Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas;
ü Experimentar os mesmos alimentos preparados de várias maneiras;
ü Identificar o doce, azedo e salgado;
ü Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
ü Estimular a linguagem oral;
ü Contar;
ü Criar produções artísticas utilizando diferentes materiais.
Procedimentos:
ü Todo mês escolher uma fruta e levá-la até a sala de aula para apresentá-la as crianças. Perguntar se alguém a conhece. Cortar a fruta e deixar que todas as crianças experimentem um pedaço e em seguida organizar uma roda da conversa para debatermos sobre o gosto da fruta, sua cor e textura.
ü Sentar com as crianças no chão da sala e entregar várias revistas para folhearem. Pedir para que encontrem alguns alimentos que eles conheçam. Depois de selecionadas as imagens, organizar uma roda da conversa para discutirmos juntos o que seriam os alimentos saudáveis e os que não seriam. Em seguida colar uma cartolina na parede e fazer duas colunas, uma para cada tipo de alimento. Uma criança de cada vez deverá colar a sua imagem na coluna correspondente.
ü Sentar com as crianças em semi-círculo e colocar uma caixa com várias frutas de plásticos. Deixar que uma criança de cada vez pegue uma fruta da caixa para conversarmos sobre suas características. Deixar que manipulem estas frutas e ao final poderemos contar quantas frutas trabalhamos.
ü Organizar as crianças sentadas para que possam ouvir e assistir apresentações de histórias contadas a partir de livros com auxílio de fantoches e palitoches. As histórias trabalhadas serão:
· Bambão Mamão
· Peri Abacaxi
· Bia Melancia
· Nana Banana
· Galinha Ruiva
· Sanduiche de Dona Maricota
· João e o Pé de Feijão
ü Fazer todo mês uma receita com as crianças para que elas possam participar e experimentar aquilo que fizeram. Na hora da atividade terá um cartaz na parede com as imagens de todos os ingredientes utilizados. Ao final enviaremos aos pais a receita trabalhada no dia.
· Torta de Legumes
· Salada de Frutas
· Vitamina de Banana
· Suco de Laranja com Cenoura
· Suco de Melancia
· Bolo de Cenoura
· Bolo de Laranja
· Vitamina de Mamão
ü Esticar um papel manilha no quiosque e deixar a disposição das crianças vários potinhos com tinta guache. Pedir para que desenhem com os dedos o alimento que eles mais gostam. Enquanto eles pintam ir passando perto de cada um questionando-o qual alimento ele está desenhando.
ü Brincar com as crianças de cobra-cega dos alimentos. Organizar as crianças sentadas na sala e escolher uma criança de cada vez para ter os olhos vendados. Colocar vários alimentos dentro de uma sacola e pedir para que a criança tire um deles. Ele deverá adivinhar qual alimento escolheu usando o tato e o olfato.
ü Jogo da memória dos alimentos: Organizar os pares das frutas verduras e legumes contendo pelo menos seis pares. Dividir a turma em três grupos em cada monitora/professora auxiliará o grupo para brincar.
ü Sentar com as crianças no chão e mostrar uma capa toda enfeitada com imagens de alimentos. Ir conversando com eles sobre quais alimentos aparece na caixa. Questioná-los sobre o que tem dentro da caixa e depois mostrar várias fichas de verduras, frutas e legumes que contém a imagem e a escrita do nome. Deixar que manipulem e troquem as fichas entre si.
ü Contar a história “João e o Pé de Feijão” e em seguida plantar com as crianças um feijão no copo para que observem o crescimento dela. Na roda da conversa falar sobre a importância do sol e da água para planta. E por último falar sobre a importância das plantas nas nossas vidas e os benefícios que elas nos trazem.
ü Organizar com as crianças uma pequena horta na garrafa pet. Deitar a garrafa e cortar a parte superior da garrafa na forma de um retângulo. Colocar terra e auxiliar as crianças a plantarem. Cuidar das plantas junto com as crianças até que elas cresçam um pouco. Deixar que no final cada um leve sua planta embora para cuidarem em casa.
ü Assistir vídeos de músicas com as crianças sobre alimentação, incentivando-os a comer todas as verduras, frutas e legumes. Ir reforçando os nomes dos alimentos que aparecem e suas características.
ü Entregar várias imagens de frutas, verduras e legumes ao longo do projeto para que eles possam pintar usando diferentes materiais como tintas, aquarela, lápis de cor e giz de cera. Ao final juntar todas as imagens e montar um livrinho dos alimentos para cada um.
ü Pedir o cardápio antecipado para a cozinheira. Montar um cartaz com os dias da semana e as figuras dos alimentos. Todo dia antes do almoço sentar com as crianças na frente do cartaz para montarmos o cardápio do dia. Dizer os alimentos que serão servidos e pedir para as crianças encontrarem e pregar no cartaz no dia correspondente. Conversar sobre a importância daqueles alimentos.
Produto Final:
Organizar um jornal que será enviado aos pais no final do projeto. Este jornal deverá conter fotos das crianças fazendo algumas atividades e alguns informativos sobre alimentação que é de grande importância para família, tendo em vista que este conhecimento os ajudará a controlar e escolher os alimentos que consumem.
Recursos:
ü Frutas;
ü Revistas;
ü Cartolina;
ü Cola;
ü Canetas hidrográficas;
ü Frutas plásticas;
ü Livros de histórias;
ü Papel manilha;
ü Tinta guache;
ü Contact;
ü Lápis de cor;
ü Giz de cera;
ü Aquarela;
ü Copo plástico;
ü Algodão;
ü Terra;
ü Tesoura;
ü Sementes;
ü DVD;
Avaliação:
A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.
3 comentários:
gostei :)
muito bem explanado!
Excelente projeto
Olá,
Sou um jovem empresário que procurava desesperadamente um empréstimo comercial para financiar meu projeto. Então conheci o Pedro, um credor dos EUA que me concedeu um empréstimo de 4 milhões de dólares com condições simples de empréstimo.
Você pode contatá-lo em pedroloanss@gmail.com Ou WhatsApp Ligue: +1 863 231 0632 para obter seu empréstimo.
Postar um comentário