segunda-feira, 9 de maio de 2011

Projeto " Brincando com os Alimentos"

               Neste bimestre que se inicia em maio começarei a desenvolver o Projeto Brincando com os Alimentos, visto que minha turma têm dificuldade em comer alguns tipos de verduras, legumes e frutas e acredito que este projeto me ajudará bastante nessa tarefa. 



Projeto: Brincando com os alimentos!
Tema: Alimentação
Público Alvo: Maternal I
Prazo: Abril à Dezembro

Justificativa:
         A creche é um local privilegiado para a promoção da saúde e da higiene da criança, visto que ela passa a maior parte de seu tempo nesse espaço e aos cuidados de sua educadora. A creche desempenha um papel muito importante na vida dessas crianças que é o de formação de valores e hábitos, e entre eles o da alimentação.
         A promoção de uma alimentação saudável na creche deve integrar dois pontos fundamentais que seria o de estimular a adoção de hábitos alimentares através de atividades educativas que favoreça as escolhas individuais e oferecer na creche uma alimentação nutricionalmente equilibrada.
         Lembrando que a alimentação é um dos aspectos mais importantes para o crescimento físico e para um bom desenvolvimento na aprendizagem da criança. Com isso é necessário fornecer alimentos adequados as necessidades de nutrição específica para cada idade.

Objetivos:
ü  Incentivar aos bons hábitos alimentares;
ü  Identificar as preferências alimentares dos alunos;
ü  Conversar com os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
ü  Reconhecer os alimentos que fazem bem à nossa saúde;
ü  Identificar cores, texturas e os diferentes sabores das frutas;
ü  Experimentar os mesmos alimentos preparados de várias maneiras;
ü  Identificar o doce, azedo e salgado;
ü  Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
ü  Estimular a linguagem oral;
ü  Contar;
ü  Criar produções artísticas utilizando diferentes materiais.

Procedimentos:
ü  Todo mês escolher uma fruta e levá-la até a sala de aula para apresentá-la as crianças. Perguntar se alguém a conhece. Cortar a fruta e deixar que todas as crianças experimentem um pedaço e em seguida organizar uma roda da conversa para debatermos sobre o gosto da fruta, sua cor e textura.

ü  Sentar com as crianças no chão da sala e entregar várias revistas para folhearem. Pedir para que encontrem alguns alimentos que eles conheçam. Depois de selecionadas as imagens, organizar uma roda da conversa para discutirmos juntos o que seriam os alimentos saudáveis e os que não seriam. Em seguida colar uma cartolina na parede e fazer duas colunas, uma para cada tipo de alimento. Uma criança de cada vez deverá colar a sua imagem na coluna correspondente.

ü  Sentar com as crianças em semi-círculo e colocar uma caixa com várias  frutas de plásticos. Deixar que uma criança de cada vez pegue uma fruta da caixa para conversarmos sobre suas características. Deixar que manipulem estas frutas e ao final poderemos contar quantas frutas trabalhamos.

ü  Organizar as crianças sentadas para que possam ouvir e assistir apresentações de histórias contadas a partir de livros com auxílio de fantoches e palitoches. As histórias trabalhadas serão:

·         Bambão Mamão
·         Peri Abacaxi
·         Bia Melancia
·         Nana Banana
·         Galinha Ruiva
·         Sanduiche de Dona Maricota
·         João e o Pé de Feijão

ü  Fazer todo mês uma receita com as crianças para que elas possam participar e experimentar aquilo que fizeram. Na hora da atividade terá um cartaz na parede com as imagens de todos os ingredientes utilizados. Ao final enviaremos aos pais a receita trabalhada no dia.

·         Torta de Legumes
·         Salada de Frutas
·         Vitamina de Banana
·         Suco de Laranja com Cenoura
·         Suco de Melancia
·         Bolo de Cenoura
·         Bolo de Laranja
·         Vitamina de Mamão

ü  Esticar um papel manilha no quiosque e deixar a disposição das crianças vários potinhos com tinta guache. Pedir para que desenhem com os dedos o alimento que eles mais gostam. Enquanto eles pintam ir passando perto de cada um questionando-o qual alimento ele está desenhando.

ü  Brincar com as crianças de cobra-cega dos alimentos. Organizar as crianças sentadas na sala e escolher uma criança de cada vez para ter os olhos vendados. Colocar vários alimentos dentro de uma sacola e pedir para que a criança tire um deles. Ele deverá adivinhar qual alimento escolheu usando o tato e o olfato.

ü  Jogo da memória dos alimentos: Organizar os pares das frutas verduras e legumes contendo pelo menos seis pares. Dividir a turma em três grupos em cada monitora/professora auxiliará o grupo para brincar.

ü  Sentar com as crianças no chão e mostrar uma capa toda enfeitada com imagens de alimentos. Ir conversando com eles sobre quais alimentos aparece na caixa. Questioná-los sobre o que tem dentro da caixa e depois mostrar várias fichas de verduras, frutas e legumes que contém a imagem e a escrita do nome. Deixar que manipulem e troquem as fichas entre si.

ü  Contar a história “João e o Pé de Feijão” e em seguida plantar com as crianças um feijão no copo para que observem o crescimento dela.  Na roda da conversa falar sobre a importância do sol e da água para planta. E por último falar sobre a importância das plantas nas nossas vidas e os benefícios que elas nos trazem.

ü  Organizar com as crianças uma pequena horta na garrafa pet. Deitar a garrafa e cortar a parte superior da garrafa na forma de um retângulo. Colocar terra e auxiliar as crianças a plantarem. Cuidar das plantas junto com as crianças até que elas cresçam um pouco. Deixar que no final cada um leve sua planta embora para cuidarem em casa.

ü  Assistir vídeos de músicas com as crianças sobre alimentação, incentivando-os a comer todas as verduras, frutas e legumes. Ir reforçando os nomes dos alimentos que aparecem e suas características.

ü  Entregar várias imagens de frutas, verduras e legumes ao longo do projeto para que eles possam pintar usando diferentes materiais como tintas, aquarela, lápis de cor e giz de cera. Ao final juntar todas as imagens e montar um livrinho dos alimentos para cada um.

ü  Pedir o cardápio antecipado para a cozinheira. Montar um cartaz com os dias da semana e as figuras dos alimentos. Todo dia antes do almoço sentar com as crianças na frente do cartaz para montarmos o cardápio do dia. Dizer os alimentos que serão servidos e pedir para as crianças encontrarem e pregar no cartaz no dia correspondente. Conversar sobre a importância daqueles alimentos.

Produto Final:
Organizar um jornal que será enviado aos pais no final do projeto. Este jornal deverá conter fotos das crianças fazendo algumas atividades e alguns informativos sobre alimentação que é de grande importância para família, tendo em vista que este conhecimento os ajudará a controlar e escolher os alimentos que consumem.

Recursos:
ü  Frutas;
ü  Revistas;
ü  Cartolina;
ü  Cola;
ü  Canetas hidrográficas;
ü  Frutas plásticas;
ü  Livros de histórias;
ü  Papel manilha;
ü  Tinta guache;
ü  Contact;
ü  Lápis de cor;
ü  Giz de cera;
ü  Aquarela;
ü  Copo plástico;
ü  Algodão;
ü  Terra;
ü  Tesoura;
ü  Sementes;
ü  DVD;


Avaliação:
A avaliação será constante. O professor estará atento ao interesse, participação, colocação de opiniões, colaboração... Mas, a melhor avaliação se dará a longo prazo, ou seja, quando o aluno colocar em prática tudo que aprendeu.



Logo postarei as fotos das atividades... Aguardem!! 

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei :)
muito bem explanado!

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